domingo, 12 de janeiro de 2014

Tertúlias da Botica - Figo Seco

Foto: Ponte de Lima, Junho 2007


Nome botânico: Ficus carica L.
Família: Moraceae.
Nomes populares: Bebereira; Figueira-da-Europa; Figueira-de-Baco; Figueira-mansa.
 
Delicioso, doce e suculento, o Figo é referido pelas suas virtudes medicinais desde há mais de 2700 anos. Um dos primeiros frutos a ser produzido pelos antepassados dos Sumérios na Babilónia foi, mais tarde reverenciado por Cleópatra; os atletas Gregos consumiam-no para refazer as suas forças e usavam-no como medalha pelos seus feitos olímpicos. A Figueira é uma planta bíblica: foi com as suas folhas que Adão e Eva se cobriram quando se aperceberam que estavam nus, e foi com uma cataplasma de Figos que o rei Ezequias, monarca do reino de Judá, sarou uma terrível chaga que o colocava em risco de vida. O Figo simboliza o princípio feminino (útero) e a fertilidade.
Originária da região mediterrânica, a Figueira é uma pequena árvore de folhas grandes e ásperas que cresce em regiões quentes e secas. As flores são diminutas e encontram-se reunidas em inflorescências encerradas num recetáculo com um pequeno orifício; após serem fecundadas por uma determinada espécie de inseto dão origem a um conjunto de pequenos frutos encerrados, o Figo, botanicamente designado por sícone (do grego, sykon, Figo). Na alimentação usam-se os frutos, em fitoterapia utiliza-se ainda o látex branco – leite ou lágrima da Figueira – que emana das folhas e ramos da árvore.
 
Foto: Perre, Viana do Castelo, Junho 2007
 
Como consumir
O Figo pode ser consumido fresco ou seco. Quando fresco, deve estar ligeiramente mole. Deve ser colhido maduro pois o látex que contém, cáustico, só desaparece com a plena maturação. É frágil, conserva-se por poucos dias, mesmo no frigorífico. O Figo seco, disponível todo o ano, conserva-se durante vários meses em local fresco e seco, sem perder qualidade. O aspeto branco decorre da perda de água, são os açúcares que vêm à superfície. Demolhar o Figo seco durante a noite aumenta a sua digestibilidade. Passar a faca por água quente antes de descascar o Figo, ajuda a que não fique pegajosa.
Sugestões:
   Ao natural, como fruta fresca.
   Pão de Figos: Secos com Amêndoas, como snack.
   Aos cubinhos, adicionados aos cereais do pequeno-almoço ou em saladas.
   Em cozinhados de carne, caça, coelho ou aves.
   Para acompanhar pão, queijo ou presunto.
   Em geleias e compotas, bolos e tartes.
   Com o Figo se fabrica ainda aguardente.
 
Foto: Mealhada, Junho 2012
 
Receita medicinal
Cozimento: 10 a 12 Figos secos para um litro de água ou leite (de preferência vegetal). Ferver até reduzir o líquido a metade. Tomar 3 ou 4 chávenas por dia adoçadas com mel. Os Figos cozidos também se podem comer.
Indicações: Como calmante da tosse e suavizante das mucosas nas afeções respiratórias, digestivas e para aumentar o apetite das crianças.
 
Receita medicinal
À noite, demolhar com água a ferver meia dúzia de Figos secos aos quais se adicionou mel. No dia seguinte, tomar o líquido em jejum e depois comer os Figos. Pode acompanhar os Figos com pão integral.
Indicações: Muito laxante.
 
Receita medicinal
Figos secos com Pinhões e uma chávena de leite quente adoçada com mel.
Indicações: Na tosse e bronquite.
 
Receita medicinal
Triturado em cataplasma, o Figo amadurece abcessos e furúnculos, resolve inflamações e cicatriza os tecidos.
Indicações: Erupções da pele, feridas infetadas, úlceras, furúnculos e abcessos.
 
Receita medicinal
Umas gotas de látex, aplicadas topicamente todos os dias, durante várias semanas, removem calos e verrugas.
 
Precauções
Os diabéticos devem comer o Figo com muita moderação. Em caso de dúvida, consulte o seu profissional de saúde.
  
Oficina das Plantas em colaboração com Simbiose, Viana do Castelo

 

Sem comentários:

Enviar um comentário