domingo, 6 de março de 2011

Sabugueiro - Utilização medicinal dos frutos


Pormenor das bagas maduras de Sabugueiro
Est. da Papanata, Viana do Castelo (Julho 2007)

Parte utilizada
Frutos maduros (bagas).

Composição
Antocianósidos, flavonóides (rutina), ácidos orgânicos (cítrico, málico), taninos, hidratos de carbono, vestígios de óleo essencial. Heterósidos cianogénicos (ácido cianídrico). Riqueza em vitaminas (A e C) e minerais.


Acções medicinais
Antioxidante, combate os efeitos nocivos dos radicais livres. Melhora a resistência às infecções. Sudorífica, aumenta a transpiração e favorece a eliminação das toxinas. Diurética. Laxativa (doses médias) e purgativa (doses elevadas).

Indicações terapêuticas
Uso interno
Constipações, inflamações da garganta, tosse, gripes e estados febris ligeiros, combatendo a infecção e acelerando a recuperação. Reumatismo. Como laxante.
Uso externo
Inflamações e úlceras na pele e mucosa oro-faríngea.
Em medicina popular, os frutos também são utilizados externamente na dor, edema e inflamação reumatismal.


Pormenor das bagas ainda verdes de Sabugueiro
Est. da Papanata, Viana do Castelo (Junho 2007)

Como tomar
Na forma de cozimento, xarope e sumo. As bagas dão ainda um excelente vinho medicinal.

Precauções
As bagas, sobretudo quando não estão suficientemente maduras, podem ser causa de intoxicação, originando perturbações gastrintestinais como náuseas, vómitos e diarreia (devido ao ácido cianídrico). Para o evitar, é conveniente dar-lhes uma cozedura antes de serem ingeridas.

Este blogue apenas pretende sensibilizar para a observação das plantas medicinais e divulgar a sua utilização, não tendo a intenção de promover a auto-medicação nem a colheita de espécies.

Sem comentários:

Enviar um comentário