domingo, 6 de março de 2011

Sabugueiro - Utilização medicinal das flores

Pormenor das flores de Sabugueiro em forma de corimbo (inflorescências corimbosas)
Est. da Papanata, Viana do Castelo (Abril 2007)

Parte utilizada
Flores secas, de preferência separadas dos pedúnculos e pedicelos.

Composição
Em fitoterapia, os efeitos terapêuticos de uma planta resultam da sinergia dos seus constituintes. No entanto, a investigação realça os flavonóides (isoquercitrina, quercetrina, rutina, hiperósido), os ácidos fenólicos (cafeico, clorogénico, p-cumárico) e os fitosteróis. São ainda de referir o óleo essencial, as mucilagens, os antocianósidos, os ácidos triterpénicos e os sais potássicos.

Acções medicinais
Uso interno
Expectorante, fluidificando as secreções das vias respiratórias e favorecendo a sua expulsão. Anticatarral, diminuido as secreções das mucosas inflamadas. Anti-inflamatória e antiviral. Sudorífica, aumentando a transpiração e favorecendo a eliminação de toxinas. Diurética. Adstringente suave e venotónica, contrai os capilares e melhora a tonicidade das paredes venosas. Galactagoga, aumenta a secreção láctea nas mulheres que amamentam.
Uso externo
Anti-inflamatória, adstringente e venotónica. Rejuvenesce a pele e revitaliza os cabelos, restaurando-lhes a elasticidade e o brilho.

Indicações terapêuticas
Uso interno

Inflamações das vias respiratórias como constipação, amigdalite, tosse e bronquite, diminuindo a inflamação e favorecendo a expectoração. Rinite alérgica, febre dos fenos e sinusite, secando as membranas mucosas do nariz e garganta e reduzindo os espirros e o pingo no nariz. Inflamações no ouvido médio. Gripes e estados febris ligeiros, aliviando os sintomas e combatendo a infecção. Sarampo e varíola (afecções febris de etiologia viral). Como diurético no reumatismo e gota. Fragilidade capilar e hemorróidas. Para aumentar a secreção do leite materno.
Em medicina popular é também utilizado nas afecções pulmonares, arteriosclerose e como depurativo geral do organismo.
Uso externo
Estomatites e faringites. Afecções da pele como acne, eczema, psoríase. Pele inflamada, pele gretada. Feridas e queimaduras. Olhos doridos e inflamados, conjuntivites. Flebite aguda e hemorróidas. Para limpar e rejuvenescer a pele e para restaurar a elasticidade e o brilho aos cabelos.


As flores de Sabugueiro são um remédio seguro e eficaz
nas afecções ORL (ouvidos, nariz e garganta)
Est. da Papanata, Viana do Castelo (Abril 2007) 

Como tomar
Uso interno

Infusão: 1 colher de sobremesa por chávena de água fervente, 5 minutos de infusão. Tomar 2 a 3 vezes por dia.
Nas afecções das vias respiratórias adoçar a infusão com mel.
Nas afecções febris, a infusão deve ser tomada bem quente e o doente deve estar bem agasalhado de modo a potenciar a acção sudorífica da planta.
O xarope das flores também se utiliza nas afecções das vias respiratórias (tosses, gripes, ...), sendo de realçar o Xarope Beirão das Flores de Sabugo, de origem popular, e com fama de muito bons resultados nas crianças.
O vinho medicinal das flores também se usa embora terapeuticamente seja menos eficaz.

Uso externo
Infusão: 80 gramas por litro de água. Em banhos, lavagens, compressas, bochechos, gargarejos.

Precauções
Não são conhecidas contra-indicações, efeitos secundários ou toxicidade das flores de Sabugueiro nas doses habitualmente utilizadas.


Observações
A Farmacopeia Portuguesa 9 (2008, Ed. Infarmed), inscreve a monografia de flores secas de Sambucus nigra L. São ainda de referir as suas monografias da OMS (World Health Organization) e Comissão E Alemã (da German Federal Office for Phytotherapeutic Substance).


Este blogue apenas pretende sensibilizar para a observação das plantas medicinais e divulgar a sua utilização, não tendo a intenção de promover a auto-medicação nem a colheita de espécies.

Sabugueiro em final de floração
Est. da Papanata, Viana do Castelo (Maio 2007)

Sem comentários:

Enviar um comentário