sábado, 1 de janeiro de 2011

Camomila - Utilização medicinal

Camomila, Ecovia, Ponte de Lima (Junho 2007)

Parte utilizada
Flores (capítulos) secas. Também é utilizado o óleo essencial obtido das flores frescas ou secas.

Composição
Em fitoterapia, os efeitos terapêuticos de uma planta resultam da sinergia dos seus constituintes. No entanto, a investigação realça o óleo essencial (azulenos, bisabolol), as lactonas sesquiterpénicas (matricina), os flavonóides (apigenol, quercetol, luteolol), ácidos fenólicos (ácido clorogénico, ácido salicílico), cumarinas e mucilagens. O azuleno é o responsável pela cor azulada do óleo essencial.

Ações medicinais
Uso interno
Planta amarga, estimula a secreção de saliva e de suco gástrico, favorecendo o apetite e a digestão (tónico amargo digestivo). Protege a mucosa gástrica inflamada e favorece a expulsão de gases do trato gastrintestinal. Antioxidante, anti-inflamatória, antialérgica e reparadora dos tecidos. Antiespasmódica, analgésica e cicatrizante. Antibacteriana, particularmente contra microrganismos Gram+, e antifúngica, com ação sobre a Candida albicans. Ação sobre o sistema nervoso central produzida de forma semelhante às benzodiazepinas de síntese (benzodiazepina-like), que se manifesta através de uma atividade ansiolítica e sedativa,  hipnótica, relaxante muscular e anticonvulsivante. É ainda tónica, acalmando os nervos e diminuindo a irritação e o stress, e antinevrálgica. Sudorífica e febrífuga. Emenagoga, favorece ou regulariza o fluxo menstrual.
Uso externo
Antioxidante e anti-inflamatória. Antiedematosa, diminuindo o inchaço. Cicatrizante. Analgésica e relaxante muscular. Protege, tonifica, amacia e suaviza a pele. Ação protetora solar. Aloira os cabelos claros, dando reflexos dourados e brilhantes. Amacia e realça o brilho aos cabelos mais escuros.

Indicações terapêuticas
Uso interno
Como tónico amargo digestivo na dispepsia (hiperacidez, náuseas, vómitos, flatulência, digestões lentas). Como anti-inflamatório e antiespasmódico do trato digestivo (gastrite, gastroduodenite, colite, síndrome do cólon irritável, doença de Crohn, cólicas gastrintestinais, diarreia), e como cicatrizante (úlcera péptica, colite ulcerativa). Como sedativo, hipnótico e relaxante muscular. Estados febris, gripes, afeções da garganta, bronquite asmatiforme. Dores de cabeça, nevralgias, dismenorreia. Afeções dos bebés e crianças (dentição, vómitos, diarreia, sono, hiperactividade).
Uso externo
Inflamações da pele e mucosas, inclusive de etiologia bacteriana (acne, abcessos, furúnculos, estomatites, gengivites, inflamação dos olhos, conjuntivites, blefaroconjuntivites, afeções dos seios nasais, constipações, bronquites, mastites, vulvovaginites, leucorreia, hemorróidas inflamadas, ...). Eczemas e outras dermatites com prurido, eritema e descamação. Contusões, escoriações, feridas mal cicatrizadas, erupções cutâneas, picadas de insectos, queimaduras, úlceras de decúbito, úlceras corneais. Como antiedematoso. Como analgésico e antiespasmódico (nevralgias, dores articulares e musculares, cólicas renais, biliares e intestinais, dores de ouvido, dores de cabeça, dismenorreia). Peles finas, sensíveis ou gretadas, com tendência a se inflamarem. Peles gordas e acneicas. Para proteger, tonificar, amaciar e suaviar a pele. Para desinflamar a pele, diminuir as olheiras e o inchaço das pálpebras. Como protetor solar. Para amaciar e realçar o brilho aos cabelos, e aloirar os cabelos claros.

Camomila, S. Luís, Odemira (Jan. 2006)

Como tomar
Uso interno
Infusão: 1 colher de sopa por chávena de água fervente, 10 minutos de infusão. Tomar 3 ou 4 chávenas por dia, fora das refeições.
Para os bebés pode misturar-se a infusão com leite, em partes iguais.
Uso externo
Infusão: 70 gramas por litro de água. Em banhos, banhos de assento, irrigações, lavagens, compressas, vaporizações, inalações, bochechos, gargarejos. Como colírio, aplicar 3 ou 4 gotas no olho várias vezes por dia.

Precauções
A Camomila é uma planta segura nas doses habitualmente prescritas, não sendo conhecidas contra-indicações nem efeitos secundários. No entanto, não se recomenda durante a gravidez.
Embora seja considerada de baixa ação alergénica, a presença de lactonas sesquiterpénicas pode provocar reações alérgicas, devendo, por isso, ser utilizada com cuidado por pessoas propensas a alergias.  Pela mesma razão, não deve ser utilizada por pessoas com hipersensibilidade conhecida a qualquer planta da família das Compostas / Asteráceas. No entanto, os casos descritos têm sido atribuídos à contaminação por Macela-fétida ou Macelão, Anthemis cotula L.
A planta fresca pode provocar, embora raramente e em peles sensíveis, dermatites de contacto (lactonas sesquiterpénicas).
Doses elevadas são eméticas, podendo provocar náuseas e vómitos.
O óleo essencial deve ser utilizado diluído num óleo vegetal, por ser muito irritante para a pele.


Outros usos
Para aromatizar vinhos e licores com ação digestiva.
A infusão forte tira o cheiro a Alho.

Observações
A Camomila é a mais activa das plantas conhecidas por Camomilas e Macelas.
A Camomila-romana, Chamaemelum nobile (L.) All., embora menos activa, tem propriedades muito semelhantes e é utilizada para os mesmos fins.

A Farmacopeia Portuguesa 9 (2008, Ed. Infarmed), inscreve a monografia de capítulos secos de Chamomilla recutita (L.) Rauschert. São ainda de referir as suas monografias da OMS (World Health Organization), ESCOP (European Scientific Cooperative on Phythoterapy) e Comissão E Alemã (da German Federal Office for Phytotherapeutic Substance), para só citar algumas.
A Farmacopeia Portuguesa inscreve ainda a monografia de extrato fluido de Camomila e a de óleo essencial de Camomila.

Este blogue apenas pretende sensibilizar para a observação das plantas medicinais e divulgar a sua utilização, não tendo a intenção de promover a auto-medicação nem a colheita de espécies.

Sem comentários:

Enviar um comentário