sábado, 1 de janeiro de 2011

Camomila - Um pouco da sua história

Camomila, Ecovia, Ponte de Lima (Maio 2007)

Adoro a Camomila! Dito assim parece uma banalidade... Entre os apreciadores de ervas, quem não acha agradável a sua infusão? Mas não é apenas o seu aroma e sabor que faz dela uma das plantas medicinais mais populares. A Camomila é uma das plantas medicinais mais conhecidas em todo o mundo, talvez a planta medicinal europeia mais utilizada, estando incluída nas farmacopeias de 26 países. Ela é um excelente remédio, de grande versatilidade, que pode ser tomada por bebés, crianças e adultos.


Um pouco da sua história
Pertencente à família das Asteraceae (Compositae), com a designação botânica de Chamomilla recutita (L.) Rauschert (= Matricaria chamomilla L. = Matricaria recutita L. = Matricaria suaveolens L.), a Camomila é ainda referida pelos seus nomes populares de Camomila-alemã, Camomila-dos-alemães, Camomila-da-Alemanha, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Camomila-legítima, Camomila-pequena, Margaça-das-boticas, Mançanilha, Mançanila, Matricária, Macela, Macela-vulgar e Marcela.

Nativa da Europa Central e meridional e Médio Oriente, cultivada nos E.U.A. e Austrália, é uma planta muito comum em Portugal, encontrando-se ao longo das estradas e caminhos, e nos terrenos cultivados e incultos. Atualmente, a planta comercializada provém quase exclusivamente da cultura de variedades químicas selecionadas (quimiotipos).

As flores são amarelas no centro e brancas na periferia, e formam pequenos capítulos originando uma inflorescência. As lígulas brancas dos capítulos curvam-se para baixo na parte final da floração, e o receptáculo é cónico, oco e desprovido de brácteas entre as flores. As folhas são profundamente divididas em finas lacínias.

Medicinalmente, a sua utilização remonta à Antiguidade, sendo referida nos trabalhos dos médicos gregos Hipócrates (séc. V a.C.), Dioscórides (séc. I) e Galeno (séc. II). Era utilizada internamente pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e emenagogas, e, externamente como cicatrizante.

Na mitologia nórdica a Camomila era consagrada ao deus Baldur - uma divindade da justiça e da sabedoria - e, colhida no dia de S. João, a data da sua festividade, era dotada de um poder curativo especial.

A sua utilização medicinal continuou durante a Idade Média, sendo mencionada por Hieronymus Bock (botânico alemão do séc. XVI) e Jakob Theodor Tabernaemontanus (médico e naturalista alemão, discípulo do anterior), como um remédio eficaz nas perturbações digestivas e como cicatrizante de feridas.
Na época medieval a Camomila era também considerada como "o médico das plantas", por contribuir para a saúde de um jardim. Para recuperar uma planta murcha ou mesmo doente, nada melhor do que lhe pôr ao lado uns pés de Camomila!

4 comentários:

  1. Artigo muito interessante. Trabalhei com produtos naturais e havia (há?) uma linha de produtos provenientes de Inglaterra, na sua maioria em cápsulas, que tinha um "Fever Few", que se vendia imenso e se usava para a febre, evidentemente. A composição dessas cápsulas era (é?) Camomila... É o melhor remédio caseiro para crises de alergias porque contém vários anti-histamínicos na sua composição... E quando tenho problemas de insónias, um chazinho de camomila com cidreira, à noite, é um santo remédio...
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o seu comentário. Cumprimentos

    ResponderEliminar