sábado, 9 de julho de 2011

Castanheiro-da-Índia, cascas

Pormenor dos ramos jovens de Castanheiro-da-Índia
Praça 1º de Maio, Viana do Castelo (Fevereiro 2011)


Parte utilizada
Cascas secas dos ramos novos (2 a 3 anos).

Composição
Saponósidos triterpénicos (escina), heterósidos hidroxicumarínicos (esculósido), flavonóides, taninos, leucoantocianósidos, oligossacáridos, fitosteróis.

Acções medicinais
Adstringente, contrai os tecidos, os capilares e os orifícios, diminuindo as secreções das mucosas. Hemostática, detém as hemorragias favorecendo a coagulação do sangue. Vasoconstritora e venotónica, contrai os vasos sanguíneos e melhora a elasticidade e tonicidade das paredes venosas. Actua sobre os vasos do endométrio. Aumenta a resistência dos capilares e diminui a sua permeabilidade e fragilidade (acção vitamínica P). Contribui para a reabsorção dos edemas, reduzindo o inchaço (antiedematosa). Anti-inflamatória, actua na fase inicial da inflamação, inibindo a produção endógena de prostaglandinas inflamatórias e combatendo a formação do edema (antiexsudativa). Antitrombótica. Antioxidante e protectora solar.

Indicações terapêuticas
Uso interno
Sobretudo nas diarreias e inflamações da boca e faringe. Insuficiência venosa crónica dos membros inferiores (edema, dor, sensação de peso, fadiga ou tensão nas pernas, cãibras nocturnas nas barrigas das pernas, prurido) e outras afecções do sistema circulatório (flebites, varizes, hemorróidas, úlceras varicosas, tromboses, frieiras). Hemorragias. Dismenorreia e irregularidades na menstruação. Hipertrofia da próstata.
Uso externo
Insuficiência venosa crónica dos membros inferiores e outras afecções do sistema circulatório. Feridas, cortes e arranhadelas. Dores musculares e nevralgias. Em bronzeadores e nas queimaduras solares.

Como tomar
Uso interno
Cozimento: 2 colheres de chá por chávena de água, 1 minuto de fervura, 10 minutos de infusão. Tomar 2 a 3 chávenas por dia, fora das refeições.
Uso externo
Cozimento: 50 gramas por litro de água. Em banhos. Para melhorar a elasticidade e tonicidade das paredes venosas.

Precauções
Utilizar apenas a casca dos ramos novos, a casca mais velha apresenta uma certa toxicidade.
Ter em atenção o que foi referido para as sementes.

Observações
As cascas secas das raízes também apresentam valor terapêutico (como febrífuga).
Das cascas da árvore obtém-se uma tinta vermelha.

Pormenor das cascas do tronco de Castanheiro-da-Índia,
escuras externamente e avermelhadas no seu interior
Melgaço (Abril 2007)

Este blogue apenas pretende sensibilizar para a observação das plantas medicinais e divulgar a sua utilização, não tendo a intenção de promover a auto-medicação nem a colheita de espécies.

Sem comentários:

Enviar um comentário