sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Tertúlias da Botica - A Noz


Foto: Nogueira, Ponte de Lima, Julho de 2007

Nome botânico: Juglans regia L.
Família: Juglandaceae.
 
A Nogueira, uma belíssima árvore que pode viver 200 a 300 anos, é originária da Pérsia. Tem uma história milenar com vestígios da sua utilização datados de mais de 8.000 anos. Foi muito cultivada pelos Gregos e era considerada sagrada pelos Romanos para quem simbolizava a fertilidade. Segundo a Teoria das Assinaturas de Paracelso, o famoso alquimista suíço do século XVI, a Noz seria boa para o cérebro pela analogia entre a sua forma e o cérebro humano.
A Noz é o fruto da Nogueira e, por extensão, a sua semente. É utilizada na alimentação, e integra a dietética da medicina tradicional chinesa. Em fitoterapia também são usadas as folhas e as cascas dos frutos (nogalina).
 
Como consumir
As nozes podem ser adquiridas com casca (o fruto) ou sem casca (a semente). Se adquirir o fruto, saiba que se chocalhar ao abanar, a noz pode já estar murcha; se adquirir a semente, esta deve estar estaladiça e não deve cheirar a ranço ou mofo. As nozes com casca conservam-se até um ano, mas o miolo deve ser consumido dentro de poucas semanas pois deteriora-se rapidamente em presença do ar, luz, calor ou humidade.
Pela energia que proporcionam, o seu consumo é mais indicado ao pequeno-almoço; pelo seu aporte em proteínas podem substituir os alimentos proteicos (como a carne). Mastigar bem. Demolhadas ou torradas aumenta a sua digestibilidade.
Sugestões:
   Ao natural: 3 ou 4 nozes por dia.
   Em papas de cereais com iogurte ou leite.
   Integradas no pão (pão de nozes) ou em sanduíches.
   Em saladas de vegetais.
   Em molhos para pratos de carne ou peixe.
Em pratos vegetarianos, em substituição dos alimentos proteicos (como a carne):  Croquetes, almondegas com flocos de Aveia.
   Em omeletas.
   Em bolos e doces, panquecas, crepes ou gelados.
   O óleo de nozes, obtido por extração a frio das nozes prensadas, pode ser utilizado para temperar saladas ou outros pratos frios.
 
Foto: Nozes, Ponte de Lima, Julho 2007
 
Receita medicinal
O óleo de Noz pode ser usado como suavizante da pele e anti-inflamatório, nas queimaduras.
 
Receita culinária – Pesto de Nozes
Numa picadora coloque um raminho generoso de folhas frescas de manjericão, 2 ou 3 dentes de alho descascados, o miolo de 20 nozes e um pouco de azeite; se pretender, pode acrescentar sal, pimenta ou queijo parmesão ralado. Pressione até obter uma pasta cremosa. Adicione a pratos de massas, saladas de vegetais ou em sanduíches.
 
Oficina das Plantas em colaboração com Simbiose, Viana do Castelo
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário